Símbolos Municipais

por Câmara Municipal de Pedralva-MG última modificação 20/07/2020 17h32

Hino Municipal de Pedralva

Letra e música: Sebastião Tarcísio Raimundo

Entre montanhas alterosas,
Neste pedaço de chão do meu Brasil.
Nasce tão rica e esplendorosa,
Pedralva, doce, terna e encantos mil.

Bem protegida entre as serras,
Teu padroeiro é São Sebastião.
Dois guardiões são rochas belas,
Se chamam Pedra Branca e Pedrão.

Por isso tu chamas Pedralva
Teu nome nos é bem sutil

Pedra: robusta, imponente;
Alva: o branco da paz que existe me ti.
Corre em tuas veias sangue ardente
De um povo que trabalha e é feliz.

Do teu passado, homens fortes,
São personagens da história a retratar.
És meu orgulho, quanta sorte!
Serás sempre meu céu e eterno lar.

Ó terra de verde lavoura!
És culta, és vida sem par.
Deus te proteja, Pedralva,
Meu céu e eterno lar!

O Hino Municipal de Pedralva foi instituído pela Lei nº 1.297/04 de 17 de dezembro de 2004.

 Bandeira Municipal

Bandeira da Cidade de Pedralva-MG

A Bandeira Municipal foi criada com a seguinte dimensão: 1,30 por 2,00 metros, constituída das seguintes características. Três faixas horizontais; a primeira faixa na cor azul, com 40 centímetros, significando o céu límpido de nossa terra; a segunda na cor branca com 50 centímetros, representando a decantada paz de nossa gente; a terceira na cor verde com 40 centímetros, representando as matas de nossa terra. O triângulo vermelho, no centro da Bandeira entre as faixas branca e azul, símbolo representativo de nosso Estado. A Pedra Branca, incrustada no triângulo representa o símbolo de nosso Município, dando origem ao nome de nossa cidade. O fundo preto dando realce a Pedra Branca. Os ramos agrícolas representados pela cana e café simbolizando a nossa variada agricultura.

A idealização da Bandeira foi de autoria do jovem estudante de engenharia Sebastião Donizetti Monti Souza, filho desta terra.

A Bandeira Municipal foi aprovada e criada pela Lei nº 555 de 09 de abril de 1978.

 Brasão Oficial de Pedralva

Brasão da cidade de Pedralva-MG

Descrição heráldica

Escudo do modelo Português, boleado, pleno, em campo esmaltado de blau, tendo em chefe dois escudetes, sendo o da dextra em campo prata contendo ao centro o triângulo gules do Estado de Minas Gerais e o da sinistra em campo prata contendo ao centro a Cruz de Cristo cozida em ouro. No centro do escudo a Pedra Branca em prata tendo em sua base a Mata Atlântica em sinople. Um rio, em prata, atravessa o estremo do escudo da dextra para a sinistra.

Sobre o escudo, uma coroa mural de prata, com oito torres, sendo cinco torres a vista, destas as duas das extremidades são vistas pela metade.

Como Suportes, à dextra, um ramo de café frutificado em suas cores naturais e, à sinistra, uma haste de cana-de-açúcar folhada em suas cores naturais, que se cruzam abaixo do listel em blau ondulado simetricamente, apresentando ao centro, em ouro, a frase em latim “Terra Amata”.

Interpretação

A cor azul do campo do escudo significa o céu límpido de nossa terra. O triângulo vermelho do escudete à direita recorda que este município é integrante do Estado de Minas Gerais e a Cruz de Cristo, símbolo da fé cristã, do escudete à esquerda lembra a fé que norteia a população profundamente religiosa. A Pedra Branca, no centro do escudo, baseada na Mata Atlântica, deu nome ao município. O rio, no extremo do escudo, representa o Ribeirão Anhumas, principal curso d’água natural do município.

A coroa mural em prata com oito torres, com cinco torres à vista, sendo duas das extremidades vistas pela metade, é símbolo privativo das municipalidades e indicador da autonomia municipal.

O ramo de café frutificado e a haste de cana-de-açúcar folhada representam a grande variedade agrícola do município.

O listel com a frase em latim “Terra Amata”, que significa “Terra Amada”, demonstra a receptividade do povo pedralvense. O Brasão externa a alegria por simbolizar o próprio nome do município, seu meio ambiente, sua religiosidade e o trabalho profícuo de seu povo ordeiro, laborioso e gentil.

O Brasão Oficial de Pedralva foi instituído pela Lei nº 1.408/08 de 31 de janeiro de 2008.