Sessão Solene - Medalha do Mérito Legislativo - 2024

por Câmara Municipal de Pedralva-MG última modificação 23/12/2024 15h03
No último sábado, 21 de dezembro de 2024, foi realizada, pela Câmara Municipal, sessão solene para entrega da Medalha do Mérito Legislativo.

Nesta Sessão Solene, a Câmara prestou homenagem as Senhoras Rita de Cássia Silva Batista, Sandra de Souza Ribeiro e Sandra Luzia Silva Magalhães e aos Senhores Carlos Valdir Vilas Boas, Dionísio Rezende Lopes, Leandro Lima Silva, Paulo Sérgio Pereira, Sebastião José Bustamante e Thomas Gaspar de Abreu.

A senhora Sandra Luzia Silva Magalhães não pode estar presente para receber a homenagem e a medalha lhe será entregue em uma outra ocasião.

A outorga da Medalha do Mérito Legislativo é uma homenagem que o Poder Legislativo presta, no mês de dezembro de cada ano, a pessoas indicadas pelos vereadores em exercício, que tenham se destacado por sua atuação em benefício da comunidade e por sua atuação exemplar na vida pública e particular.

Regulamentada pela Resolução Legislativa nº 247/2004, a Medalha do Mérito Legislativo está completando, em 2024, vinte anos de existência no formato atual, com a finalidade de reconhecer os cidadãos que colaboram para o desenvolvimento de Pedralva.

A outorga da medalha significa reconhecimento ao trabalho de quem ajuda o município.

Esta medalha mostra o reconhecimento do parlamento pedralvense ao trabalho realizado pela sociedade.

Esta medalha dá a cada um de vocês, que estão sendo homenageados, uma grande responsabilidade, para que continuem trabalhando em suas respectivas áreas, fazendo com que Pedralva se torne uma cidade ainda mais próspera e encantadora.

Prestigiando a sessão estiveram presentes familiares e amigos dos homenageados.

BIOGRAFIA DOS HOMENAGEADOS

  Carlos Valdir Vilas Boas 

É Natural de Pedralva, filho de José Sevilo Vilas Boas (em memória) e Maria Bárbara Ferreira Vilas Boas, irmão de Cléo, Giovani e Anelise, todos residentes em Pedralva, exceto Giovani, que reside em São José do Alegre. Vem de uma família humilde e muito batalhadora, do Bairro Pitangueiras.

Sua família se mudou para a cidade de Pedralva, quando os filhos ainda eram crianças. Vieram residir na cidade para que o pai pudesse buscar maiores recursos para sustentar a família.

Seu pai, José Sevilo, com muita força de vontade trabalhou como pedreiro, motorista de caminhão, açougueiro, dono de oficina mecânica e concluiu sua vida profissional como fiscal da Prefeitura de Pedralva, e também fez parte desta nobre casa como vereador em dois mandatos: de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000. Em maio de 2022, José Sevilo fez sua Pascoa e partiu para a vida eterna.

Valdir, ainda jovem, em 1987, casou-se com Neide e construíram sua família. Em 1995, nasceu a primeira filha, Letícia, casada com Matheus, e, em 1998, nasceu o segundo filho, Leonardo, casado com Priscila, que lhes deram lindos netos, Joaquim e Bento.

Começou a trabalhar desde pequeno, ajudando seu pai na lavoura de café. E, Logo que se mudaram para a cidade, em 1980, começou a trabalhar com Edson, do Waldemar, em sua oficina, aprendendo a arte de ser mecânico de carros. Em 1987, serviu o Exército e, logo após, de 1988 a 1989, trabalhou no açougue de seu tio Milton Sevilo em Itajubá.

No dia 16 de abril de 1990, iniciou seus trabalhos na Prefeitura de Pedralva, onde permanece até os dias de hoje, e pela graça de Deus, até se aposentar. Seus primeiros quatro anos foram como motorista na Secretaria da Educação, transportando alunos e professores. Um fato merecedor de se recordar era de que, nas horas em que Valdir não estava dirigindo, trabalhava como mecânico, fazendo as manutenções mecânicas nos carros da prefeitura, utilizando a experiência que adquiriu ainda jovem com o Edson.

Desde 1994 até hoje, trabalha na Secretaria da Saúde, transportando os enfermos da cidade para tratamento em cidades com mais recursos médicos. Oportuno agradecer a Deus, pois, dentro da sua profissão, pode fazer tanto bem a centenas de pessoas ao longo desses anos, tratando-as com todo respeito e carinho, especialmente nos momentos mais frágeis de suas enfermidades.

Nesses 34 anos de seu trabalho na Prefeitura, teve a oportunidade de trabalhar com vários prefeitos: entre eles: Daiton de Paula e Silva, Antonio Luiz Gomes, Marco Antonio Resende de Abreu, Joel Silva e Josimar Silva de Freitas. Sem dúvida, cumpriu suas obrigações com todos eles, sem distinção, ideologia ou favoritismo, servindo a todos os prefeitos que sempre o convidavam para o transporte em suas viagens à Brasília ou Belo Horizonte.

Valdir, não se esquece de seus pais, que com muita dedicação fizeram de tudo e sacrificaram suas vidas para criar todos os filhos. Também recorda com carinho de seu querido pai, Zé Sevilo (como carinhosamente todos o chamavam), que tanto o incentivou a trabalhar na Prefeitura.

Por último, mas não menos importante, agradece a Deus pelo seu emprego, onde, com muita luta e suor, pode cuidar e sustentar sua família. Também agradece a essa nobre casa de vereadores pelo reconhecimento da sua longa caminhada profissional de dedicação e amor pela vida.

 Dionísio Rezende Lopes

Nascido aos 14 de março do ano d 1966, filho de Estevam Rezende Lopes e Marta Lopes Rezende, sendo no total de oito irmãos, pai de Isabelle Costa Rezende Lopes e Guilherme Costa Lopes.

Passou a infância no Bairro Santo Antônio de cima, próximo ao bairro Alecrim, tendo estudado do 1º ao 4º ano no grupo do bairro Alecrim.

Em 1978, aos 12 anos, mudou-se para a cidade de Pedralva, para morar com a avó DETH e tias, para dar continuidade aos estudos.

Por volta dos 15 anos de idade, começou no primeiro emprego com carteira assinada na empresa de ônibus IRMÃOS FARIA LTDA.

Aos 18 anos, alistou-se para o serviço militar, servindo ao 4º Batalhão de engenharia e combate na cidade de Itajubá.

Após servir ao tempo do serviço militar, retornou para a empresa IRMÃOS FARIA LTDA, onde permaneceu por alguns meses, onde resolveu mudar para a cidade de São José dos Campos-SP para trabalhar em uma empresa multinacional, onde trabalhou por 10 anos, tendo nesse tempo concluído os estudos (ensino médio completo).

Em 1996, retornou para Pedralva e constituiu sociedade com o cunhado, montando um bar na Praça Carneiro de Rezende. A sociedade durou por vários anos e, hoje, é o único proprietário, sendo, no total, 28 anos com seu trabalho no BAR, conhecido por “Bar do Dionísio”.

No período de 2005 a 2011, fez parte da diretoria do Lar da Criança, período que conseguiram, em parceria com a câmara de vereadores e com os vereadores daquele período, recursos para a construção de um poço artesiano.

No período de 2014 a 2016, fez parte da diretoria da santa casa de misericórdia de Pedralva, tendo atuado como vice-provedor.

No período de 2017 a 2020, esteve como vice-prefeito na cidade de Pedralva.

De 2021 até o presente momento, está como tesoureiro na santa casa de misericórdia de Pedralva, sendo aclamado juntamente com a diretoria para o triênio de 2025/2027. 

 Leandro Lima Silva

nasceu em 8 de setembro de 1983, na cidade de Itajubá/MG. Filho de Maria Fátima de Lima, conhecida como "Fátima da Santa Casa" – a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Pedralva – e de Ademar Pereira da Silva, pedreiro e responsável por inúmeras obras na cidade.

É casado com Débora Carvalho Borges Lima, professora e vice-diretora da rede municipal de ensino. O casal possui duas filhas: Helena Carvalho Lima, de 7 anos, e Melissa Carvalho Lima, de 5 anos.

Seus estudos iniciais foram realizados na Escola Municipal Cel. Gaspar e na Escola Estadual Com. Mário Goulart Santiago. Durante a infância e adolescência, auxiliava o pai em trabalhos de construção civil e pintura, habilidades que mais tarde foram cruciais para sustentar seus estudos universitários. Além disso, trabalhou como chapeiro e garçom em bares e lanchonetes.

Ingressou na Faculdade de Direito do Sul de Minas, em Pouso Alegre, obtendo aprovação no exame da OAB em dezembro de 2007. Atuou como atermador e conciliador pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, no fórum Bias Fortes. Após a graduação, iniciou sua carreira jurídica em sociedade de advogados em Santa Rita do Sapucaí/MG, e em 2010 estabeleceu-se definitivamente em Pedralva, onde exerce a advocacia em escritório comum com o Dr. Matheus Bustamante.

Soma 2 (dois) mandatos consecutivos como Delegado da 23ª Subseção da OAB (2019/2021 e 2022/2024). Em 2024, desempenhou a função de procurador-geral do Município de São José do Alegre.

Desde a infância, esteve envolvido em projetos culturais e sociais de Pedralva. Participou do Grupo de Jovens da Igreja, corais e da fanfarra municipal. Durante a adolescência, fundou o grupo de samba e pagode Mania de Muleque, que em 2020 lançou sua primeira gravação profissional em vídeo em celebração aos 20 anos de existência. O grupo realizou apresentações em eventos locais, muitas vezes de forma gratuita, participando de festivais de música popular e cristã.

Fundou ainda a Associação Cultural Explosão, promovendo por 11 anos o evento “Explosão, a Festa”, que contava com artistas regionais e renomados grupos de samba e pagode em suas edições mais recentes, como Molejo e Katinguelê.

Na área filantrópica, integrou a diretoria da Sociedade Beneficente Dr. Geraldo Pinheiro Osório (Asilo) e da Santa Casa de Misericórdia de Pedralva. Nos 2 (dois) mandatos como presidente do Conselho de Segurança Pública (CONSEP) promoveu, juntamente com a diretoria, projetos que resultaram em melhorias para a segurança pública local, como a aquisição de equipamentos para a Polícia Civil, Polícia Militar e presídio, além de promover o primeiro evento denominado “Ação Integrada Segurança e Cidadania”, que contou com as forças e órgãos de segurança pública, agregado às campanhas de saúde e bem estar em parceria com a Administração Municipal e a Loja Maçônica Perseverança e Justiça.

É membro ativo do FlaPedra desde 1999, entidade reconhecida como Consulado oficial do Clube de Regatas do Flamengo em 2019, graças aos projetos e ações sociais voltadas ao bem-estar da comunidade, como campanhas de doação de sangue, arrecadação de alimentos, material escolar, de limpeza, promoção de eventos para arrecadação de fundos e programações para o Dia das Crianças e Natal, dentre outros, tendo beneficiado diversas instituições filantrópicas do município de Pedralva.

Foi proponente do primeiro Festival da Pizza Frita de Pedralva que ocorreu em dezembro de 2024, por meio do projeto PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), e juntamente com a diretoria do Consulado FlaPedra elaborou o evento que destacou-se pela estrutura e programação cultural, incluindo o concurso da melhor pizza frita da cidade.

Leandro sempre esteve conectado à história de sua terra natal. É um exemplo de dedicação à sua comunidade, unindo sua trajetória profissional, cultural e social em prol do desenvolvimento de Pedralva e de sua gente.

 Paulo Sérgio Pereira

nascido em 26 de janeiro de 1986, filho de José Ari Pereira e Maria Benedita Pereira.

Foi criado em um lar carinhoso e afetuoso, por sua avó, Ana Tereza da Conceição Pereira e por seu avô, Joaquim Pereira.

Iniciou seus estudos no ano de 1994, na Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas, no bairro Castelhano. Por conta da mudança de seus avós do bairro Santo Antônio para o bairro Campestre, concluiu a antiga 4ª série na Escola Municipal Doutor Carlos Ribeiro Silva, no bairro Campestre.

Em 1998 iniciou seus estudos na Escola Estadual Comendador Mário Goulart Santiago, na qual permaneceu até 2004, quando concluiu o Ensino Médio.

Em seus anos escolares, sempre se dedicou aos estudos e ao apoio dos colegas com dificuldades, não se importando em compartilhar conhecimento. Sempre rodeado de amigos!

Em sua juventude sempre esteve à frente de movimentos pastorais, participando ativamente da Pastoral da Juventude; do Ministério de Leitores e como catequista.

Seu gosto pelos estudos sofreu uma breve interrupção, pois teve de trabalhar por muitos anos para sustento de sua família.

Apenas em 2013 conseguiu, graças ao apoio de sua finada e saudosa avó, Dona Ana, iniciar seus estudos superiores, primeiramente graduando-se em História e depois em Geografia, ambos concluídos na UNOPAR de Itajubá.

Em sua caminhada, sua esposa, Mariele Souza Silva Pereira e os dois filhos, Nycolas Miguel da Silva Pereira e Iury Gabriel da Silva Pereira, sempre o apoiaram e continuam apoiando nas decisões.

Desde o tempo em que trabalhava no antigo Bar do Valtinho e na loja do Tião Vilela-Vimatel, manteve contato muito próximo com a população, construindo uma porção de amigos! Além disso, por mais de treze anos trabalhou como radialista em nossa querida Rádio Comunidade FM 104,9 chegando a cada lar pedralvense pelas ondas do rádio.

Ainda durante a faculdade começou a lecionar no Colégio RH+, no qual leciona até os dias atuais. Seu gosto pela educação sempre o manteve em contato com os alunos, pelos quais mantém muito carinho e apreço.

Sua forte interação com a população o conduziram pelos caminhos da política, sendo candidato a vereador na eleição de 2012, obtendo a expressiva votação de 157 votos. Em 2017 o prefeito Josimar o convidou a integrar sua equipe de governo. Inicialmente foi chefe de gabinete. Depois assumiu a gestão da Secretaria Municipal da Saúde, permanecendo até 2018.

Foi aprovado em concurso público como professor de História, tomando posse em 2018. Porém os caminhos públicos o conduziram à Secretaria Municipal de Educação, a qual assumiu no final de 2018, permanecendo até o final da segunda administração do Josimar.

Nestes muitos anos de vida como Secretário, pôde colocar sua experiência adquirida no setor privado e na comunicação a serviço da gestão em prol do município.

E mergulhou nos aprendizados inerentes à gestão, sobretudo da área da Educação, na qual, ao longo destes 6 anos, conseguiu realizar diversos avanços e melhorias, reformando escolas, adquirindo veículos novos e usados para incrementar o transporte escolar; adquiriu 2 ônibus rodoviários que dão conforto ao transporte interno e externo; conseguiu, com o apoio ímpar da administração, a finalização da obra do Centro Municipal de Educação Infantil Prefeito José Fernandes Sobrinho; conseguiu uma quadra para a escola Municipal Coronel Gaspar, a qual está em vias de finalização, além muitas outras melhorias e avanços.

Sem nunca medir esforços e sempre solícito a atender a todos os funcionários e cidadãos, fez um modelo de gestão como secretário, pautado no diálogo, na colaboração e sobretudo, no respeito para com todos e seguirá seus caminhos como professor, na profissão da qual ele sempre teve orgulho, de cabeça erguida com a certeza de que entrega a Pedralva, a Secretaria de Educação, muito mais estruturada do que recebeu.

 Rita de Cássia Silva

Nasceu em 17 de janeiro de 1970 em Itajubá, sendo a sétima filha num total de oito irmãos. Meus pais, José Antônio da Silva Filho e Geralda Vilas Bôas Silva, eram pessoas simples cuja sobrevivência vinha do cultivo da terra e manejo de animais. Apesar da pouca instrução, seus pais valorizavam o estudo. Não conseguiram garantir estudo a todos os filhos e orgulhavam-se da única filha a formar-se “professora”, tenho concluído com êxito o curso normal de magistério em 09 de dezembro de 1989 pela E. E. Comendador Mário Goulart Santiago.

Em 06 de agosto de 1990 iniciava meu primeiro trabalho como professora na E. E. Francisca Ribeiro Bustamante, do bairro Estação do Pedrão, permanecendo por três anos. Em seguida passou a lecionar na E.E. São João Batista do Bairro Pedra Batista.

O reconhecimento pelo comprometimento ao trabalho garantiu ainda, no início da profissão, o cargo de coordenadora da escola. Nesse mesmo período iniciou o curso superior em Pedagogia pela FEPI de Itajubá.

Casou em 1995 com Nilton da Silva Batista, militar efetivo do exército, e, com a mudança de residência, o curso de Pedagogia foi concluído em 1997 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná.

Após aprovação em concurso público passou a lecionar em uma escola municipal na cidade de Ponta Grossa, nesse período nasceu meu primeiro filho, Nilton Bruno da Silva Batista, atualmente com 29 anos, formado em engenharia pela UNIFEI de Itajubá.

Do estado do Paraná, mudaram para Itaituba – Pará, lá permanecendo por dois anos. Em seguida foram para Caçapava – SP.

Em 2001 retornou para Pedralva e já em abril de 2002 começou a atuar na escola de educação especial mantida pela APAE de Pedralva, denominada Centro Educacional Sonho Meu, na qual foi designada para o cargo de especialista em educação básica pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

O trabalho pedagógico junto a alunos com deficiência foi com certeza seu maior desafio e já no início se identificou com esse público e a cada ano o trabalho tornava-se mais apaixonante. Buscando ampliar o campo de conhecimento na área me especializei em Educação Especial e Inclusiva.

Em 2007 nasceu meu segundo filho, Thiago José Silva Batista, atualmente concluinte do 3º ano do ensino médio.

Para além do fazer pedagógico sentiu a necessidade de conhecimento na área social de forma a atender uma demanda crescente de pessoas com deficiência que necessitavam ganhar visibilidade na sociedade, além de terem seus direitos resguardados. Dessa forma iniciou a segunda graduação em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná e em 06 de maio de 2014 me formei Assistente Social.

Por aprovação em concurso público chegou a atuar em outras áreas como o CRAS de São Lourenço, mas os caminhos a trouxeram de volta para a APAE de Pedralva. Em 2020 concluiu a terceira graduação em Educação Especial e em dezembro de 2023 ainda conclui bacharelado em Biblioteconomia.

Já se passaram longos 22 anos de atuação junto às pessoas com deficiência atendidas pela APAE de Pedralva, seja na área pedagógica como especialista em educação básica, como gestora escolar da escola de educação especial ou como Assistente Social. O fato é que em duas décadas de trabalho, dedicação e compromisso foi colaboradora e mentora do desenvolvimento dessa instituição, APAE, enquanto referência no atendimento e garantia de direitos das pessoas com deficiência. Foram muitas as conquistas da entidade no município desde a sede própria, passando pela ampliação da oferta de níveis mais elevados do ensino, pela oferta do serviços do Centro Dia e atendimentos especializados nas áreas da habilitação e reabilitação.

Atualmente continua a frente dessa instituição e orgulho-me de tudo que conquistou através do meu trabalho, especialmente por ser uma peça essencial nessa engrenagem e sua maior satisfação e realização é a certeza de que fez a diferença na vida de muitas dessas pessoas lindamente especiais.  

 Sandra de Souza Ribeiro

Nasceu e cresceu em Pedralva, filha de Thomé Augusto Ribeiro e Camila Batista Ribeiro. Sexta de nove irmãos (Valdeia, Edimeia, Cileia, Sérgio, Mariangela, Vagner, Ivonise e Valdo), Sandra herdou a determinação e o compromisso com a comunidade.

Seu pai, Thomé Augusto, foi um cidadão exemplar que contribuiu significativamente para a construção de importantes edifícios públicos em Pedralva, como a prefeitura, delegacia, rodoviária e escolas. Sua mãe, Camila, dedicou-se à educação dos filhos e ao trabalho de costura.

Sandra é mãe de dois filhos (Matheus e Giovane) e avó de Ana Júlia e Maria Luiza. Trabalhou como auxiliar de serviços gerais na educação e foi catequista na Igreja Católica Apostólica Romana.

Iniciou sua carreira aos 16 anos como auxiliar de contabilidade. Após casar-se e mudar-se para a zona rural, retornou ao mercado de trabalho em 1994. Em 1995, foi aprovada no concurso público da Prefeitura Municipal de Pedralva.

Em 2002, passou por um momento dificil em sua vida, onde teve um Avc, mas com fé em Deus se recuperou.

Ao longo de sua trajetória profissional, Sandra atuou em diversas instituições educacionais, incluindo:

- Lar das Crianças (berçarista, 1995-1996; 1999-2000)

- Escola Estadual Professor Arcadio do Nascimento Moura (1996-1999)

- Escola Municipal Coronel Gaspar (2000-2001; 2017-2019)

- Pré-Escola (2003-2016)

- Lar das Crianças (2020-2021; 2023-2024)

Em 2021, durante a pandemia de COVID-19, contribuiu para a produção de apostilas e materiais educacionais. Em abril de 2024, foi realocada para a Escola Municipal Coronel Gaspar. (sem motivo e sem aviso)

Sua dedicação, carinho e profissionalismo renderam-lhe o carinho e admiração de seus alunos, que a conhecem como "Tia Sandra".

Dona de um talento enorme, sempre cozinhou com muito amor e isso é transmitido aos alunos.

 Sebastião José Bustamante

Nasceu em 16 de outubro de 1963, na cidade de Pedralva, no estado de Minas Gerais. Criado na Fazenda Santo Antônio, situada no bairro Santo Antônio, na zona rural de Pedralva, Sebastião teve uma infância marcada pela proximidade com o campo e pela vivência do cotidiano rural. Desde cedo, desenvolveu um profundo amor pela agricultura e pela vida no interior, o que influenciaria diretamente sua trajetória profissional.

Em 1983, Sebastião completou o curso técnico agrícola, dando início à sua jornada no setor rural. No ano seguinte, em 1984, mudou-se para Rondonópolis, onde exerceu sua profissão até 1991, acumulando experiência e conhecimento sobre as práticas agrícolas e a realidade rural fora de sua cidade natal.

Em dezembro de 1991, Sebastião retornou a Pedralva, onde sua história com a comunidade local ganhou novos rumos. Em janeiro de 1993, foi convidado a integrar a diretoria do Sindicato Rural de Pedralva como vice-presidente. Seu comprometimento com os anseios da classe ruralista logo se destacaria, e, em fevereiro de 1995, após o falecimento do presidente Alexandre Bacha Bustamante, Sebastião assumiu a presidência do sindicato, cargo que ocupou até fevereiro de 1999.

Durante sua gestão, Sebastião manteve e ampliou os planos de Alexandre Bacha, destacando-se na organização de importantes eventos para o município. Um dos maiores marcos foi a realização do Sind Fest Rodeio de Pedralva, que se tornaria uma tradição local, sendo protagonizado por 23 anos consecutivos — um feito único na região. Em 1995, também foi realizado o primeiro Torneio Leiteiro, evento que incentivou e valorizou a produção leiteira da cidade.

No mesmo ano de 1995, conquistou um convênio de grande importância com o SENAR-Minas, proporcionando à população pedralvense acesso a capacitação profissional e cursos voltados para a agricultura e o desenvolvimento rural.

Entre 1998 e 2009, Sebastião também foi responsável pela conquista de um convênio com a Unimed, que garantiu um importante avanço na área da saúde para os produtores rurais de Pedralva. Após 2009, o convênio passou a ser gerido pelo SPA Saúde. Durante sua presidência, ele ainda conseguiu trazer a eco terapia para a APAI de Pedralva, uma ação significativa que beneficiou muitas famílias da cidade. Além disso, Sebastião esteve à frente da organização de diversos leilões, cavalgadas e eventos culturais, como o Pedrock e o show histórico de Milton Nascimento.

Em 2005, Sebastião foi novamente eleito presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, cargo que ocupou até 2008. Em 2006, sua gestão foi marcada pela reforma do Parque de Exposições de Pedralva, que foi construído em 1995 com a realização de obras estruturais, como o barracão, estacionamento e a construção de novos banheiros. Já em 2007, a sede do sindicato passou por uma reforma, viabilizada com a ajuda de recursos obtidos durante o Simpósio do Café.

No período de 2008 a 2011, Sebastião assumiu o cargo de tesoureiro do Sindicato, e, após a eleição seguinte, foi reeleito presidente, função que exerceu até 2017. Durante todas essas etapas, Sebastião manteve um compromisso inabalável com o desenvolvimento de Pedralva e da região, independentemente do cargo que ocupava na diretoria contando sempre com o apoio da FAEMG, órgãos públicos, federais, estaduais, municipais, amigo e familiar e certamente com a ajuda dos Produtores Rurais de Pedralva.

Com uma vida dedicada ao fortalecimento da agricultura, da cultura e da saúde em Pedralva, Sebastião José Bustamante se tornou um nome respeitado e admirado na cidade. Sua liderança, visão estratégica e trabalho incansável em prol da comunidade rural são legados que continuarão a influenciar as gerações futuras.

 Thomás Gaspar de Abreu

Nasceu no dia 12 de outubro de 1988. Filho de Ivan de Abreu e Maria Margarida Silva Abreu. O filho caçula de cinco irmãos.

Quando criança estudou na Escola Estadual “Coronel Gaspar” e teve uma infância de criança feliz. Passando os fins de semana e férias no Castelhano, apreciando e valorizando a vida e o trabalho rural.

Sua mãe e professora do munícipio teve grande responsabilidade no profissional que Thomás se tornou hoje. Desde pequeno acompanhava sua mãe nas escolas que dava aula e adorava participar das festas de encerramento, festa junina, piquenique. E também naquela euforia de inicio de ano, fazendo cartazes e painéis.

Fez o Ensino Fundamental e Médio na Escola Estadual Comendador Mário Goulart Santiago finalizando em 2006.

No ano de 2007 iniciou sua graduação na UNIPAC – Universidade Presidente Antônio Carlos em Itajubá. Onde o amor pela pedagogia desabrochou de vez. Aquele cansaço de todo dia ir ate Itajubá para estudar logo passava quando ouvia de seus professores aqueles depoimentos de práticas e ações pedagógicas.

No segundo ano de faculdade, no ano de 2009 inicia sua vida no magistério, lecionando em cargo de substituição no colégio de Pedralva às disciplinas de Arte e sociologia.

Finalizou sua graduação em dezembro de 2010 e já no início de 2011 recebeu sua primeira turma de ensino fundamental no Colégio RH. Uma turma de 3º ano repleta de carinho e cheia de conhecimento. No mês de maio do mesmo ano, foi chamado para Trabalhar na Rede Municipal de Educação, deixando o Colégio RH e assumindo duas turmas no bairro Lagoa. Um período nada fácil. Pois como não havia transporte escolar o professor tinha que ir ate o bairro na segunda-feira, permanecendo lá até a sexta.

No ano de 2012, retorna para as aulas de Arte no Colégio de Pedralva e inicia o curso de Licenciatura de em História.

No ano de 2014 retorna para a Rede Municipal, trabalhando novamente no bairro Lagoa. Dessa vez com menos dificuldades e não precisando morar lá, pois subia a serra com seu fusca vermelho. Além da rede municipal trabalhava com as  disciplinas de arte, sociologia e história no Colégio RH e Colégio Alpha em Cristina ate o ano de 2016.

Na rede municipal de Educação trabalhou com professor regente nas escolas do Bairro Lagoa, Santo Antônio, Pitangueiras, Divisa e Coronel Gaspar até o mês abril de 2020, quando a pandemia nos parou.

Em janeiro de 2020 Thomás fez concurso na cidade de Cachoeira de Minas e e resolveu se aventurar e conhecer outra realidade escolar, permanecendo naquele município por 2 anos.

No ano de 2022 o amor por Pedralva falou mais alto e Thomas retorna, voltando para a Escola Estadual Comendador Mário Goulart Santiago e Escola Estadual Professor Arcádio do Nascimento Moura.

No ano de 2023 mais um desafio: é indicado pela da diretora Teresinha a assumir a Coordenação Pedagógica do Ensino Médio em Tempo Integral, do colégio. Nesse mesmo ano é aprovado no Concurso Público da Prefeitura de Pedralva para o cargo de Professor de arte onde tomou posso em primeiro de fevereiro de 2024.

Professor Thomás Abreu é um educador conhecido por sua contribuição significativa à educação e seu compromisso com o desenvolvimento de gerações futuras inspirando mudanças positivas e incentivando seus alunos a alcançar seus sonhos.

 

Click na imagem para acessar a galeria de fotos